h1

IPTV… o que é isso?

16/06/2007

Antes de começarmos a falar sobre IPTV, precisamos definir essa sopa de letrinhas. IPTV – Internet Protocol Television (protocolo de televisão via Internet). Essa é a tecnologia que promete revolucionar a maneira como assistimos conteúdo de vídeo pela Internet ou mesmo à maneira como assistimos televisão. Os programas seriam todos armazenados em servidores dedicados, bastando abrir seu programa de vídeo preferido ou site, e escolher e montar sua programação, com seus seriados, novelas, filmes e tudo mais que o usuário goste.
Um bom exemplo de como seria esta revolução é a serie Lost. Não se restringindo apenas a serie exibida na televisão, Lost ultrapassou as barreiras da tela e aportou na internet, com um jogo em que o usuário teria que descobrir dicas espalhadas pela rede, e sinais exibidos como simples complemento de cenário, fazendo com que o espectador ficasse vidrado em seus episódios, a fim de esclarecer cada questão, cada desafio oferecido no site, tanto que apenas quem assistisse episódios espalhados na rede saberiam o que é a serie de números que os habitantes da ilha sempre têm que digitar em determinado horário.
As possibilidades oferecidas pelo sistema IPTV são praticamente infinitas, imagine você estar assistindo um filme, quando der repente, um dos personagens saca um celular novo, com câmera de 5 mega pixel, funções de PDA, bastaria você clicar sobre o telefone, na própria tela do filme, então seu navegador seria redirecionado ao site do fabricante, permitindo assim a compra do suposto aparelho.
Ou durante um comercial, sua mãe clica sobre um produto de determinada marca de cosméticos e bastando apenas digitar o numero do cartão de crédito seja concluída a compra. Possibilidades praticamente infinitas.
Aquele tipo de publico Até mesmo as empresas seriam beneficiadas com esta pratica de transmissão, não exibindo como acontece hoje, um comercial para toda a grande massa de telespectadores, e sim, com recursos disponíveis na troca de informações entre usuário-provedor, exibir apenas comerciais direcionados específicos. Um exemplo disso seria comerciais para jovens amantes de musicas, através de informações recolhidas, apresentassem comerciais de CDs de seus artistas preferidos, roupas de grifes das quais mais gostam e assim entre outros.

About these ads

3 comentários

  1. Olá Rafael e Paulo. Faço parte de um grupo de estudo sobre televisão digital, WebTV e afins.

    Não são conceito diferentes o IPTV, a televisão via web e a televisão digital?

    Sendo o IPTV um protocolo de comunicação baseado no protocolo IP web, mas com estrutura física própria? Por exemplo, poderíamos ter um aparelho de TV digital (ou TV analógica com set-box) que poderia receber sinal tanto via antena como por cablo, em diferentes protocolos (inclusive o IPTV) ou ainda, receber programas dentro de uma variação de IPTV para dispositivos móveis (celulares, palms, et cetera), uma variante de IPTV para ser distribuído pela mesma estrutura que a internet a tv ou arquivos de vídeo distribuídos via web (utilizando ftp e http como subprotocolos do ip padrão web)?

    Ou seja, não necessariamente o IPTV faz parte da internet ou utiliza a internet, certo?

    ‘braços

    PS: Um estudo interessante sobre televisão digital, web e IPTV,chamando The end of television as we know it – A future industry perspective, feito pelo IBM Institute for Business Value, que citamos lá no CyberTV Blog: http://www.cybertv.blog.br/relatorio-televisao-e-cibercultura-fontes/


  2. [...] No segundo post do blog, citei exemplos semelhantes ao abordado agora. IPTV, o que é isso? [...]


  3. saudações
    estou tentando desenvolver uma webtv em minha cidade e gostaria de encontrar algum grupo de estudo sobre o assunto.
    caso saibam da existencia de algum forum relacionado ou algum contato por favor enviar por este e-mail, a intenção é a troca de experiencias já que pouco se encontra sobre o desenvolvimento de uma webtv na net.
    desde já agradeço a atenção
    interesados entrar em contato pelo e-mail:planetawebtv@hotmail.com
    Aguilar



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: